28/11/2005 - Martim Pescador atraca no Porto da Capital
O barco-escola Martim Pescador,dedicado às questões ambientais, encontra-se atracado no Cais Mauá (Doca 1), junto à Estação Naval.
O catamarã pesa 27 toneladas, possui 16 metros de comprimento por 6 metros de largura, e apresenta um calado de apenas 0,5 metros. Pertence ao Instituto Martim Pescador (IMP), entidade não-governamental voltada às questões do meio ambiente.
O barco será utilizado nas atividades de projeto desenvolvido pela SPH, em parceria com o IMP, através de que os alunos das escolas públicas do ensino fundamental conhecerão o Delta do Jacui nos seus diversos aspectos - hidrovias, operações portuárias e meio ambiente (água, flora e fauna).
É uma contribuição importante da SPH à Educação, ampliando as atividades que vem exercendo nessa área aos alunos do ensino fundamental.
Há cerca de 3 anos, a SPH tem recebido alunos - UFRGS, Ritter dos Reis,Unisinos e CPOR, ministrando-lhes ensinamentos sobre hidrovias (hidrografia e cartografia)e portos (comércio exterior).
Na foto superior, aparece o barco-escola Martim Pescador levando a primeira turma (EE Baltazar de Oliveira Garcia) para o passeio no Delta do Jacui.
A foto inferior registra atividades similares realizadas pela SPH, no período 2003-2005, com turmas da UFRGS, Ritter dos Reis, Unisinos e CPOR.
Fonte: DEP/DH |