30/09/2005 - DEX - SPH completa 54 anos de gestão portuária
Amanhã, 1°, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) completa, 54 anos de gestão aquaviária no Estado. Antes denominado Departamento Estadual de Portos Rios e Canais (DEPRC), a Autarquia, criada em 1951, era responsável pelos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre e ainda mantinha o Estaleiro Naval de Triunfo. Em 1996, após a saída do Porto de Rio Grande de sua autoridade, a Instituição passou a dedicar-se exclusivamente à administração dos portos fluviais e manutenção de todas as hidrovias da Bacia do Sudeste.
Movimentação
Os portos fluviais do Rio Grande do Sul movimentam, em média, 4.1 milhões de toneladas por ano, em cargas como fertilizantes, sal, bobinas de papel, frango, transformadores elétricos, clinquer, uréia e calcário. Na Zona Sul, maior produtora de arroz irrigado do país, o Estado negocia o embarque do produto, pelo Porto de Pelotas, com destino ao Nordeste. A iniciativa deve aquecer o comércio de arroz do Estado, além de garantir economia de 20 por cento no transporte se comparado ao rodoviário.
Estaleiro
O Estaleiro Naval de Triunfo mantém e recupera as 46 embarcações próprias da SPH. E, atualmente, está desenvolvendo as obras de conclusão da carreira de 160 metros de extensão. O equipamento serve para puxar para terra embarcações de até quatro metros de calado que necessitam de reparos. A carreira está sendo feita com mão-de-obra própria, madeira extraída do horto-florestal da SPH e ferro reciclado de antigas embarcações. Além de não gerar custos à Instituição, após a conclusão, o estaleiro poderá realizar reparo naval para terceiros, gerando receita e tornando suas atividades auto-sustentáveis economicamente. O fim das obras está prevista para o segundo semestre de 2006.
|