27/10/2005 - Navio gaúcho fará transporte de carga do Vale do Taquari para o Porto do Rio Grande
O secretário estadual dos Transportes, Alexandre Postal, e o diretor de Portos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Tito Viero, conheceram nesta segunda-feira (24) o navio N/M Germano Becker que está sendo construído pela Navegação Aliança, empresa gaúcha instalada há 75 anos em Taquari. Este é o maior barco de navegação com propulsão do Brasil.
Com 110 metros de comprimento, o navio terá capacidade de carga de 5,4 mil toneladas e previsão para transportar aproximadamente 300 mil toneladas ao ano de granéis, fertilizantes, cavacos de madeira e conteiners de Taquari e Estrela para o Porto do Rio Grande. Para igualar a capacidade de carga da nova embarcação, são necessários 216 caminhões de cinco eixos que transportem em média 25 toneladas cada.
Para Postal, “além de incentivar o uso de hidrovias do Rio Grande do Sul e facilitar o escoamento da produção, a empresa Aliança é um orgulho para o Estado porque está investido aqui e empregando diretamente 117 pessoas”. Serão investidos R$ 15 milhões na nova embarcação e a previsão é de que seja concluída no final deste ano.
O presidente do Conselho de Administração da Trevisa Investimentos – controladora da Navegação Aliança e da Trevo Florestas, empresa de extrativismo – Fernando Becker, destaca que o Germano Becker é o primeiro da série denominada Fundadores, uma homenagem aos idealizadores do Grupo Trevisa, que terá ainda os navios Frederico Madorim, previsto para iniciar no primeiro semestre de 2006, e João Mallmann.
FONTE: Secretaria dos Transportes - http://www.st.rs.gov.br/
|