09/12/2005 - Servidores participam do Projeto Escola SPH
Servidores da SPH participaram no fim da tarde de ontem (8) de passeio pelo Delta do Jacuí a bordo do barco-escola Martim Pescador. A saída iniciou às 18h30 e teve a participação de cerca de 50 pessoas entre servidores e seus familiares, estagiários, terceirizados, técnicos da Anvisa, coordenadores do Intituto Martim Pescador e a equipe de ministrantes do Projeto Escola SPH.
O barco partiu da Doca 1 do Cais do Porto de Porto Alegre, onde os participantes conheceram a história do Instituto e os objetivos do projeto que encerra hoje, depois de atender 2 mil crianças em duas semanas de atividades.
Distribuídos entre os dois andares da embarcação, passageiros observaram a divertida decoração que inclui desde réplicas de pássaros, peixes entre outros animais próprios da região em meio a miniaturas de espécies extintas, mistura que representa o objetivo do barco: difundir a preservação da biodiversidade.
Com duração de 1h30, a saída contou com trajeto idêntico ao do Projeto Escola SPH, que passa pelo Cais Navegantes, atual área de operação do Porto da Capital; pela Ilha do Pavão, contorna a Ilha do Chico Inglês, entra no Canal Maria Conga (entre as ilhas da Pólvora e Flores) e ingressa no Rio Jacuí, o qual encontra, novamente, as águas do Guaíba. Segue até a Usina do Gasômetro rumo ao local de partida costeando toda extensão de cais. E como cenário, o roteiro contou com o espetáculo do pôr-do-sol.
“Adorei”, diz a servidora Elsa da Luz Borba. Elsa disse que havia navegado só uma vez à noite e que não conhecia as belezas que rodeiam o local onde trabalha há mais de 20 anos. Sua neta, Paola Souza,11, nunca tinha navegado e demonstrou no sorriso a alegria do momento.
Para o servidor Sérgio Mendonça Correa, que participou com o filho Marcos, de sete anos, a idéia do Projeto Escola SPH que une informações sobre portos e hidrovias com a preservação ambiental está sendo desenvolvida com muita criatividade. “Posso imaginar a reação das crianças beneficiadas pelo meu filho. Ele realmente prestou atenção em tudo, fez fotografias e levou tudo para escola para compartilhar com sua turma”, afirma. Sérgio destaca a importância da reedição do Projeto em 2006 com previsão para participação novamente dos servidores.
SPH
O Projeto Escola SPH é uma parceria entre Secretaria dos Transportes, por meio da Superintendência de Portos e Hidrovias, Caixa RS e Instituto Martim Pescador com objetivo de apresentar aos alunos da rede pública o funcionamento do porto, a utilização das hidrovias, noções de navegação e o meio ambiente local de forma prática, ou seja, navegando no único barco-escola, do País.
|