12/12/2005 - Monitoramento dos canais Itapuã e Campista
Os técnicos da Divisão de Estudos e Projetos (Diretoria de Hidrovias/SPH) têm a missão de manter atualizadas as batimetrias dos canais de navegação, para verificar se são mantidas as condições de segurança do tráfego aquaviário.
Nesse sentido, os canais do Lago Guaiba
estão sendo objeto de novas sondagens automatizadas - com posicionamento por satélite (gps diferencial, banda L).
Na semana passada foi a vez dos canais Itapuã e Campista; este localizado ainda no Lago Guaiba (foz), aquele já posicionado no extremo norte da Lagoa dos Patos.
As condições de trabalho nesses canais são bastante difíceis, devido à ação do vento, envolvendo cuidados especiais com o regime de ondas. A passagem de grandes navios também cria ondas de grande porte e velocidade elevada, obrigando o afastamento das embarcações de pequeno porte que, ainda assim, devem realizar manobras especiais para enfrentar essas ondas em forma de "V" (ou em forma de cunha). A foto inferior mostra o navio Frota Argentina, que passou pelo Canal do Campista durante a batimetria. O bote hidrográfico, visto na foto superior, foi usado pela primeira vez nesses canais, e mostrou que é adequado e seguro, permitindo as manobras necessárias ao trabalho e à segurança.
Nesse trecho, especialmente no Canal do Campista, observa-se grandes profundidades, de até 65 metros (!), próximas às águas rasas que caracterizam nossa hidrovia (em torno de 6,5 metros).
A sondagem realizada quinta-feira (08-12-2005) revela que, após os cálculos de escritório, esses dois canais continuam proporcionando boas condições de profundidade à navegação.
Fonte: DEP/DH/SPH |