10/01/2006 - SPH inicia o ano investindo mais de R$ 1.7 milhão em infra-estrutura no Porto de Porto Alegre
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) está investindo em obras para aumentar a capacidade operacional do Porto de Porto Alegre. Semana passada, publicou no Diário Oficial edital para contratação de empresa para executar obras de ampliação da linha férrea do Cais Navegantes. No mesmo período, iniciou a elaboração de projeto civil, elétrico e eletrônico para implantação do sistema de segurança portuária, ISPS-Code. E, na próxima semana, deve dar início às obras para implantação de duas balanças rodoviárias digitais de cem toneladas cada.
As iniciativas representam investimento de R$ 1.757 milhão e deverão agilizar as movimentações no porto fluvial, além de garantir maior segurança nas operações.
Com a construção de mais 65 metros de trilhos para guindastes no Cais Navegantes o porto da Capital terá a possibilidade de operar carga ou descarga de dois navios simultaneamente em qualquer situação. A previsão da SPH é de que as obras iniciem em fevereiro e transcorram durante 120 dias, sendo concluídas em junho, período de maior movimentação de navios nos portos.
Já a implantação das duas balanças digitais irá viabilizar a contabilização das cargas movimentadas em tempo real. As balanças serão equipadas com microcomputadores e softwares de gerenciamento de operações que serão integrados ao sistema de informatização do porto. Os equipamentos contribuem com o controle de segurança da área operacional do porto devido à implantação de cabinas de identificação de veículos, cancelas e semáforos.
Segundo o superintendente da SPH Roberto Hallal, as iniciativas garantem maior agilidade e segurança no porto. “Tais investimentos valorizam e incentivam a utilização do transporte hidroviário no Estado”, afirma. |