06/01/2006 - Diretor-Superintendente da SPH inspeciona dragagem do Canal da Feitoria

O Diretor-Superintendente da SPH, Eng. Roberto Carlos Hallal da Silva, acompanhou pessoalmente as operações de restabelecimento da sinalização náutica do Canal da Feitoria, a bordo das embarcações RB Anita e NB Benjamim Constant (foto superior).
Os sinais náuticos foram deslocados e avariados durante as manobras da Draga Lígia, pertencente à empresa Transpavi-Codrasa, por ocasião de seu retorno ao trecho 7 do Canal da Feitoria, possivelmente devido às condições de tempo desfavoráveis.
Em conseqüência disso, pioraram muito as condições de segurança do transporte aquaviário nesse trecho, pois além do agravamento do assoreamento pela estiagem, a orientação ficou muito prejudicada pelo desarranjo dos sinais.
Para evitar acidentes de navegação, a Marinha declarou a impraticabilidade parcial da navegação no Canal da Feitoria, permitindo que a SPH tomasse as providências para restabelecer o balizamento.
Imediatamente, a SPH mandou o NB Benjamim Constant até o local para o serviço de restabelecimento visual das posições dos sinais náuticos. Em seguida, a equipe técnica da Divisão de Estudos e Projetos procedeu ao ajuste das posições através da tecnologia DGPS, proporcionando maior precisão ao processo de restabelecimento. Durante esses trabalhos, que foram acompanhados pelo Eng. Roberto Carlos Hallal da Silva, a Marinha levantou a impraticabilidade parcial do Canal da Feitoria, tendo em vista o retorno das condições básicas de segurança da navegação.
Por oportuno, o Diretor-Superintendente também esteve a bordo da Draga Lígia vistoriando o trabalho de dragagem e examinando os registros de bordo, onde são apontados todos os eventos que ocorrem durante as operações (foto inferior).
As operações realizadas pelos setores operacional e de engenharia da SPH foram coordenadas pelo Eng. Hermes Vargas dos Santos, chefe da Divisão de Estudos e Projetos.
Fonte: DEP/DH/SPH


 
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