15/03/2006 - Porto de Pelotas movimentou mais de 18 mil toneladas de carga em uma semana
O Porto de Pelotas desembarcou, nesta semana, 18.265 mil toneladas de coque de petróleo. E, ainda, espera a chegada de mais quatro mil toneladas do produto. As operações iniciaram no dia 8 de março e envolveram cerca de 60 trabalhadores de mão-de-obra. Devido à utilização dos três guindastes e atendimento simultâneo a duas embarcações de cada vez foi possível descarregar cerca de três mil toneladas por dia.
O produto proveniente dos Estados Unidos chegou ao Porto de Rio Grande na semana passada e foi distribuído em seis embarcações menores finalizando o desembarque no porto fluvial do sul do Estado.
O coque de petróleo é importado pela Cimpor do Brasil para utilização no processo de produção de cimento. A importação do produto é realizada anualmente, no entanto, este ano a quantidade transportada por hidrovia dobrou em relação a 2005.
Para o diretor operacional da operadora portuária Sagres, Ivan Faria, o aumento da carga no modal hidroviário é uma conseqüência de custo de frete mais baixo e da confiança que o importador adquiriu neste transporte. “Este ano, cerca de 65 por cento da carga foi transportada pela hidrovia, o que eqüivale a dez mil toneladas a mais”, explica.
Segundo Faria, se este volume fosse transportado por rodovia iria utilizar mais de 700 caminhões.
|