28/03/2006 - SPH promove debate sobre Água

Evento utiliza vídeos e navegação para sensibilizar a comunidade sobre as questões da água

Integrado às comemorações do Dia Mundial da Água, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o Instituto Martim Pescador e o Núcleo dos Ecojornalistas do RS (Nej) promovem, amanhã, 29, às 14h30, no porto da Capital, “mostra de vídeos sobre água e navegação ecológica” com o Projeto Escola SPH.

Serão apresentados reportagens e vídeos com o tema água, produzidos por diversas instituições sob diferentes enfoques. A exibição deve durar cerca de 40 minutos, após haverá comentário e debate sobre o tema, coordenado pelo Nej. Às 16h, o grupo embarca no barco-escola Martim Pescador a fim de navegar nas águas do Lago Guaíba e Rio Jacuí, orientados pela equipe do Projeto Escola SPH, que apresenta as atividades hidroportuárias e o meio ambiente local.

O objetivo do evento é sensibilizar a população sobre questões da manutenção e preservação da água, além de aproximar a comunidade do local onde nasceu a cidade, o porto da Capital.


Projeto Escola SPH

A SPH, o Instituto Martim Pescador e a Caixa RS mantêm projeto de educação socioeconômico ambiental voltado às escolas públicas de Porto Alegre e cidades da região.
O Projeto Escola SPH visa promover a conscientização sobre as atividades portuárias, o transporte hidroviário e suas relações com o meio ambiente.
O objetivo do projeto é apresentar seu conteúdo in loco, ou seja, os participantes têm a oportunidade de navegar pelas águas do Lago Guaíba e Rio Jacuí, podendo observar de perto as operações portuárias, as sinalizações náuticas e fauna e flora preponderante com explicações técnicas concomitantes, adequadas à faixa etária de cada turma. Trata-se de uma ferramenta pedagógica que auxilia a escola participante, de forma multidisciplinar, a repassar tais conhecimentos por meio de atividade lúdica. Desta forma, os alunos absorvem as informações de forma natural com a liberdade de questionar, opinar e expressar seu entendimento sobre o que lhe foi apresentado.
O Projeto iniciou em dezembro de 2005 e está planejado para ocorrer, este ano, durante todo período letivo. Segundo o superintendente da SPH Roberto Hallal, o Projeto deverá ocorrer durante uma semana por mês até o final do ano, totalizando dez semanas, com quatro saídas por dia. "A expectativa é atender 11 mil alunos de escolas públicas até o final do ano, oportunizando experiência de navegação aliada ao conhecimento sobre as atividades hidroportuárias e ambientais", afirma.

 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459354