29/03/2006 - Evento utilizou vídeo e navegação para incentivar preservação da água

Vídeos e navegação foram os meios utilizados para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação e utilização racional das águas, em evento que ocorreu na tarde de quarta-feira (29) no Porto da Capital. Cerca de cinqüenta pessoas participaram da atividade organizada pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Instituto Martim Pescador e Núcleo dos Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, que apresentou dois documentários e diversas reportagens sobre o tema e finalizou com navegação ecológica a bordo do barco-escola Martim Pescador. Durante o percurso de barco, que durou 1h30, foram apresentadas as atividades portuárias, a utilização das hidrovias e o meio ambiente local.
O evento integra as comemorações da Semana da Água, organizada pela Unesco. Porém a navegação ecológica faz parte do programa educacional que a SPH, em parceria com a Caixa RS, mantêm desde o final do ano passado. O objetivo do Projeto Escola SPH é apresentar seu conteúdo in loco para alunos de escolas públicas da Capital e municípios da região gratuitamente.
Desde que iniciou, o Projeto já atendeu mais de 1,6 mil pessoas, entre alunos e professores. Segundo o superintendente da SPH Roberto Hallal, o Projeto deverá ocorrer durante uma semana por mês até o final de 2006, totalizando dez semanas, com quatro saídas por dia. "A expectativa é atender 11 mil alunos de escolas públicas até o final do ano, oportunizando experiência de navegação aliada ao conhecimento sobre as atividades hidroportuárias e ambientais", afirma.

 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459416