21/04/2006 - Rio Grande: Imagens da batimetria do Porto Velho

A equipe técnica da Divisão de Estudos e Projetos da SPH (Diretoria de Hidrovias) finalizou a batimetria dos trechos 7 e 8, desde o SSN-Sul até o RGYC (a figura superior mostra a área do trecho 7, SSN-Sul/Cais Porto Velho).
O levantamento foi realizado na terça-feira passada, dia 18, e o processamento dos dados iniciais já permite visualizar o trecho 7 (ver figura inferior,que mostra esse trecho em 3 dimensões, modelo numérico).
A figura tri-dimensional revela profundidades maiores na área do SSN-Sul e clubes náuticos, setor adjacente ao cais do Porto Novo (canto inferior direito da figura 3D). A área crítica localiza-se a partir do farolete 5, na direção do Porto Velho, com uma extensão de 500 metros, aproximadamente.
Nos próximos dias a SPH fornecerá à SUPRG as plantas e planilhas de cálculo dos volumes a serem dragados em ambos os trechos. Os resultados preliminares indicam que será necessário dragar, no trecho do Porto Velho (T-7), cerca de 160 mil metros cúbicos para o gabarito do canal de acesso (calado de 17 pés, largura de 100 metros).
Fonte: DEP/DH/SPH


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459393