27/04/2006 - SPH busca negócios para os portos na Intermodal
O Superintendente de Portos e Hidrovias Roberto Hallal e o diretor de Portos Tito Celso Viero participam até sexta-feira, 28, em São Paulo, da Intermodal South America, a maior feira da América do Sul de comércio exterior, logística e transportes.
Segundo Hallal, a participação da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) neste evento tem como principais objetivos identificar potenciais usuários para o terminal de contêineres do Porto da Capital e viabilizar o transporte de arroz direto de Pelotas a Fortaleza por hidrovia. “Por ser uma feira que reúne as principais empresas nacionais e internacionais, é possível negociar com setores que movimentam a economia mundial”, afirma.
A SPH está empenhada em efetuar o transporte do arroz, para o Nordeste, através do Porto de Pelotas há mais de um ano. Negociou com os arrozeiros, que hoje mandam mais de 90 por cento do produto por rodovia. Há poucas semanas, encontrou embarcação apropriada para o transporte, porém precisa garantir, ainda, carga de retorno (Fortaleza-Pelotas). “Temos o sal para trazer do Nordeste, mas devido seu baixo valor agregado é preciso incluir outro tipo de carga, cujo valor seja compatível com os custos do transporte” argumenta Hallal.
Estudos realizados pela Instituição comprovam que o transporte de cabotagem deve reduzir em até 20 por cento o valor do frete do arroz, em relação ao rodoviário.
|