09/05/2006 - Hidrovia gaúcha vai ser tema do Navegar 2006
Data da Navegar é alterada para os dias 28 e 29 de junho
A hidrovia gaúcha, que liga a região metropolitana de Porto Alegre com o complexo portuário de Rio Grande, vai ser pauta do Fórum de Desenvolvimento Navegar 2006, que terá como tema “Hidrovia : Um Desafio Nacional”, uma promoção do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), e Porto de Rio Grande e realização da Revista Conexão Marítima. O evento vai ser realizado nos dias 28 e 29 de junho no auditório da SPH em Porto Alegre. O evento já conta com a adesão de grandes empresas e clientes do Porto de Porto Alegre, como: Fertimport S/A, Dragaport Engª Ltda. e Navegação Aliança.
Viabilizar o transporte de cargas das empresas gaúchas por hidrovia tornou-se prioridade entre as atividades desenvolvidas pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Segundo o superintendente da SPH, Roberto Hallal, num Estado como o nosso, privilegiado em recursos hídricos, é incoerente transportar grandes volumes de mercadorias do Centro ao Sul pelo modal rodoviário.
“Estamos empenhados em atrair empresários que precisam de uma logística adequada para o transporte de suas cargas. Argumentos não faltam, como o estado de conservação das hidrovias, segurança e agilidade que o modal oferece, baixo nível de impacto ambiental, preço do frete, entre muitos outros fatores que privilegiam o transporte hidroviário perante outros modais”, afirma.
A malha hidroviária gaúcha possui cerca de 930 mil quilômetros de trechos navegáveis, dos quais cerca de 800 quilômetros são utilizados para o transporte de apenas 4% da produção gaúcha. No Brasil, onde apenas o Rio Grande do Sul e o estado do Amazonas possuem
hidrovias comerciais navegáveis com ligação direta com o mar, existem 42 mil quilômetros de trechos navegáveis, dos quais 18 mil não necessitam de intervenção, mas apenas 8 mil quilômetros são usados para o transporte de 14% da produção nacional. Os interessados em participar do Navegar 2006, podem acessar a programação e demais informações pela internet no site: ( www.conexaomaritima.com.br).
Texto Diniz Júnior
Foto: Geraldo Almeida
|