22/05/2006 - Portos discutem informatização de dados na Capital
Mais de 40 técnicos de estatísticas e informática de 29 entidades portuárias do País reuniram-se nesta segunda-feira, 22, na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre. Iniciativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a reunião visa a aprimorar o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), que trata da unificação dos dados estatísticos do setor. Terça-feira, os técnicos viajam a Rio Grande, onde prosseguirão as atividades.
O grupo reúne-se desde maio do ano passado, quando foi solicitado aos portos o envio de dados operacionais para alimentação do SDP. A SPH, que administra os portos de Porto Alegre e Pelotas foi a primeira instituição portuária a adequar-se ao novo sistema, em agosto de 2005.
A Antaq recebe informações detalhadas das principais atividades portuárias, como data de atracação dos navios, tempo de carga e descarga, origem das embarcações e produtos movimentados, através da utilização de arquivo com base em tecnologia XML.
Para o gerente-geral de Gestão e Desempenho da Antaq, Fernando Regis dos Reis, o novo sistema serve de referencial para as próprias entidades portuárias. “Através do estudo e comparação dos dados, é possível medir o nível de eficiência de cada terminal, conhecer a realidade dos outros estados e montar seu planejamento calcado na realidade de cada região”, afirma.
Durante o encontro técnicos da Antaq anunciaram a criação de uma certificação de qualidade dos portos que deverá ser lançada em 2008, quando se comemora 200 anos da abertura dos portos no Brasil. Para obter a certificação, os portos deverão estar adequados ao SDP, apresentarem bons indicadores ambientais, performance de gestão, entre outros critérios.
Amanhã, a reunião que ocorrerá no porto de Rio Grande vai abordar temas como: Importância do uso dos indicadores operacionais como instrumento de gestão portuária no Porto de Rio Grande; Codificação dos terminais de uso privativo; Avaliação dos resultados pelas administrações portuárias apresentado pelo SDP.
|