23/05/2006 - Projeto Escola SPH atende 2 mil alunos nos próximos dez dias
Mais de 2 mil alunos de 40 escolas da rede pública estão inscritos no segundo módulo do Projeto Escola SPH 2006, que ocorre nas próximas duas semanas, a partir de amanhã (24). Iniciativa da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) em parceria com o Instituto Martim Pescador e apoio da CaixaRS, o Projeto consiste na apresentação das atividades portuárias, importância das hidrovias para economia do Estado e educação ambiental, a bordo do único barco-escola do País.
Durante a navegação, estudantes, a partir de dez anos, aprendem na prática noções de navegação, como a linguagem utilizada, sinalização náutica e tipos de embarcações. Recebem informações sobre a disponibilização de água no planeta e suas condições; visualizam a fauna e flora local e descobrem suas funções no ecossistema. A aula de uma hora e meia de duração conta com o cenário natural do Delta do Jacuí, formado por várias ilhas inseridas no Lago Guaíba e no Rio Jacuí.
O Projeto Escola SPH já atendeu mais de 3 mil pessoas durante quatro semanas de atuação. Nasceu em dezembro do ano passado, quando foi lançado seu piloto, que abarcou cerca de 1,3 mil alunos de escolas públicas da Capital e municípios da região. Devido à receptividade das escolas, as quais formaram grande lista de espera, a SPH, buscou novamente a parceria da CaixaRS e do Instituto Martim Pescador e planejou atividades para o Projeto durante todo ano letivo de 2006. Desde março, as atividades ocorrem durante uma semana por mês, com quatro saídas a cada dia útil, periodicamente na última semana de um mês e na primeira do mês seguinte. Em dez semanas o projeto deverá atender cerca de 11 mil alunos. Em março e abril foram atendidas 1,7 mil pessoas, entre alunos e professores. Informações no site: www.sph.rs.gov.br
|