02/06/2006 - Governador assina Decreto do Projeto Escola SPH

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado pela oficialização de projetos ambientais do Estado

O governador Germano Rigotto assina, nesta segunda-feira, 5, às 14h no Cais do Porto, Decreto que institui o Projeto Escola SPH como atividade de educação ambiental do Estado. O ato integra a solenidade de encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente, que será marcada também pela assinatura de diversos convênios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Desenvolvido pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o Projeto Escola SPH é um programa de educação socioeconômico ambiental que visa a promover o conhecimento sobre as atividades portuárias, o transporte hidroviário e suas relações com o meio ambiente, por meio da navegação.
O Projeto iniciou em Pelotas, em 2004, a fim de aproximar a comunidade da área portuária e dos recursos naturais. Segundo o superintendente da SPH Roberto Hallal a medida em que a cidade foi crescendo aumentou também a distância entre o núcleo urbano e a região mais antiga da cidade, onde está localizado o porto de Pelotas . “O Projeto Escola SPH busca o resgate da cultura portuária aliado ao incentivo da manutenção da integridade ambiental. É voltado para comunidade escolar porque acreditamos que as crianças são eficientes multiplicadoras de informação”, afirma Hallal.
Em Porto Alegre, apesar dos 84 anos de atuação do porto, a maioria da população da Capital e Região Metropolitana desconhece a importância dessa atividade para o Estado. Tampouco reconhece o valor da manutenção das hidrovias para navegação interior. Este projeto vem ao encontro destas questões aliado à conservação das águas e da biodiversidade local.
O Projeto Escola SPH conta com a parceria da CaixaRS e do Instituto Martim Pescador em Porto Alegre. Com a colaboração destes parceiros atendeu no final do ano passado, durante a atividade piloto do Projeto 1,3 mil alunos da rede pública. Em 2006 pretende atingir 11 mil participantes, com uma semana de atividade por mês.
Em Pelotas, a ONG Fitur e o BRDE garantiram navegação orientada para mais de 500 alunos de escolas locais.


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459460