22/06/2006 - Estado discute hidrovias na Navergar 2006

As potencialidades da malha hidroviária gaúcha, a qual liga a região metropolitana de Porto Alegre ao complexo portuário de Rio Grande, serão discutidas nos próximos dias 28 e 29 no Fórum de Desenvolvimento Navegar 2006. Iniciativa da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e realização da Revista Conexão Marítima, o fórum irá reunir, em Porto Alegre, principais nomes do setor hidroviário do País e dirigentes das grandes empresas nacionais que já optam pela hidrovia para escoar seus produtos.
Com o tema “Hidrovia: Um Desafio Nacional”, o objetivo do fórum será de promover debates, a partir de cases atuais, e apresentar aos empresários gaúchos as vantagens da utilização das hidrovias interiores, do Estado.
O Rio Grande do Sul não é o único estado brasileiro a sub-utilizar o modal hidroviário no transporte comercial. O País possui uma enorme costa marítima, um grande volume em águas continentais e concentra 44 portos. Porém, apenas 14 por cento de toda produção nacional é transportada pelo modal hidroviário.
A grande diferença do RS para os demais estados está na geografia, pois se localiza no território mais privilegiado, em recursos naturais, do País. Possui uma das maiores lagunas do mundo, rios e lagoas binacionais, além de diversos outros corpos d’água que formam 2.1 mil quilômetros de hidrovias, das quais 758 quilômetros estão dragadas e sinalizadas, prontas para serem utilizadas.
Segundo o superintendente da SPH, Roberto Hallal, a realização de um fórum nacional culmina com as principais necessidades do setor: a difusão de informação e a interação entre os principais agentes do modal hidroviário. “O governo precisa conhecer as empresas e suas potencialidades no transporte de cargas, para auxiliar na escolha do modal mais apropriado as suas características”, afirma.
Interessados em conferir a programação da Navegar 2006 podem acessar o site www.conexaomaritima.com.br.




 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459423