29/06/2006 - Navegar 2006 promoveu debate sobre a utilização das hidrovias gaúchas
Cerca de 70 pessoas, entre empresários, parlamentares e titulares de órgão ligados ao setor participaram ontem, 28, da abertura do fórum nacional das hidrovias, o Navegar 2006. Iniciativa da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e realização da Revista Conexão Marítima, o fórum tem como objetivo apresentar a viabilidade do modal hidroviário gaúcho para o transporte comercial.
A secretária dos Transportes Gertrudes Pelissado dos Santos ressaltou a importância de reunir os empresários gaúchos a fim de difundir as informações sobre as hidrovias. “Os empresários precisam conhecer as características e possibilidades do modal hidroviário a fim de poder optar pelo modal mais adequado às suas características”, afirma.
As atividades do fórum iniciaram na manhã de hoje com a palestra do engenheiro da Confederação Nacional das Indústrias, Élcio Ribeiro com o tema “A hidrovia como fator de desenvolvimento e integração nacional e regional”. Ribeiro afirmou que o Rio Grande do Sul é referencia para o transporte hidroviário do País. “O RS é berço da atividade hidroviária no País, foi o primeiro estado a construir barragens para finalidade de navegação, porém precisa investir mais no aumento de capacidade de transporte a fim de garantir preço de frete mais competitivo”, resume.
Ainda pela manhã o presidente da Agência de desenvolvimento Tietê-Paraná, Carlos Schad apresentou as potencialidades do modal hidroviário, a partir do exemplo da hidrovia Tietê-Paraná, uma mais desenvolvidas da América do Sul, com 750 quilômetros de extensão comporta comboios que transportam, de uma vez, mais de três mil toneladas.
Segundo o diretor do grupo Trevisa, Fernando Becker o tipo de embarcação utilizada naquela hidrovia não é compatível com as características naturais das hidrovias gaúchas. “Devido à freqüente formação de ondas na Lagoa dos Patos a utilização dos comboios fica prejudicada, afirma Becker.
À tarde, a Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), por meio de seu representante, Ricardo Maia falou sobre as exigência do licenciamento ambiental para os portos interiores e hidrovias, ressaltando os principais pontos da legislação atual.
A palestra que encerrou o Navegar 2006 foi ministrada pelo presidente da Cia Norsul de Navegação, Luiz Phillipe de Figueiredo, que falou sobre a logística aplicada pela Aracruz Celulose na Bahia.
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