19/07/2006 - Porto de Pelotas descarrega mais de três mil toneladas de uréia

O Porto de Pelotas recebeu nesta terça-feira, 18, navio de bandeira panamenha com 3,115 mil toneladas de uréia. A carga oriunda de Baia Blanca na Argentina faz parte de uma das rotas fixas deste porto desde 2004. A operação de descarga encerra nesta noite, porém o navio permanece no cais pelotense até sexta-feira para realização de reparos.
Em Pelotas, o porto movimenta três tipos de cargas, as quais são uréia e cóqui verde de petróleo na exportação e clinquer a granel na importação. Com estas cargas foram movimentadas ano passado mais de 360 mil toneladas.
De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Roberto Hallal da Silva, o aumento de carga para o porto de Pelotas está entre as prioridades da Instituição. Segundo Hallal, o porto tem potencial para movimentar muitas outras cargas. “Existe estrutura portuária e há empresários da região interessados em utilizar o modal hidroviário, porém a dificuldade está em encontrar embarcações brasileiras disponíveis e compatíveis com as características locais de calado”, afirma. As normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) exige que na navegação de cabotagem (dentro do país) seja realizada exclusivamente por navios de bandeira nacional.
Segundo Hallal, existe projeto para enviar o arroz do sul do Estado para o Nordeste, através do porto de Pelotas, mas não está ativo devido à falta de embarcação.




 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459431