08/09/2006 - SPH testa amostrador para coleta de sedimentos de dragagem

As operações de dragagem são precedidas de licenciamento ambiental, que exige a elaboração de estudo de impacto ambiental.
O componente fundamental de qualquer estudo ambiental para licenciamento de dragagem é a caracterização física, química e biológica do material a ser dragado.
O amostrador mais adequado para a coleta de amostras, que devem ser representativas da área de dragagem, nos planos horizontal e vertical, é o do tipo tubular ("corer"), que permite amostras em camadas não perturbadas do material.
Para tal atividade, a Divisão de Estudos e Projetos projetou e construiu um amostrador tubular simples, feito de material facilmente encontrado no mercado (PVC reforçado, água fria), cuja constituição pode ser vista nas fotos abaixo.
O amostrador foi testado para a coleta de material de fundo da bacia de evolução do cais mauá, em área que se encontra assoreada, numa operação que pode ser vista nas fotos abaixo. Maiores detalhes sobre a amostra coletada podem ser vistos em "galeria de fotos" (hidrovias).
A experiência, bem sucedida, foi realizada a bordo do Rebocador Torres, pertencente à SPH.
Fonte:DEP/DH/SPH


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459369