25/09/2006 - Batimetria da área da futura Marina Pública

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Turismo, solicitou à SPH o levantamento hidrográfico da área onde será construída a Marina Pública da Capital.
Essa área situa-se entre o Gasômetro e a foz do Arroio Dilúvio, conforme mostra a foto de satélite (figura superior).
A batimetria executada pela Divisão de Estudos e Projetos, unidade vinculada à Diretoria de Hidrovias da SPH, revela a existência de grandes profundidades junto à praia.
A dragagem de saneamento feita no passado, cujo aterro criou a área onde atualmente está o Parque da Harmonia, formou uma espécie de "cratera" muito próxima da praia, que é imprópria para banho (e muito perigosa para os que se aventuram n'água, porque esse buraco está muito próximo).
A figura inferior, mostra a configuração de fundo da área em três dimensões, através da modelagem numérica do terreno.
Fonte: DEP/DH/SPH

SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 442414