24/10/2006 - SPH participa de ação emergencial no Rio dos Sinos
A ameaça de novo desastre no Rio dos Sinos mobilizou os órgãos ambientais, especialmente a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que solicitou a ajuda da SPH nas operações de aeração da água.
A falta de oxigênio dissolvido na água (OD), agravada pela falta de chuva, provocou a morte de centenas de peixes que, em cardumes, buscavam o oxigênio na superfície da água e junto às margens.
Uma das formas de oxigenar a água foi usar uma draga areeira, que lançava um jato d'água no rio a partir do cano de dragagem, promovendo a areação na área de descarga (ver foto superior).
A chegada da lancha SPH, pertencente à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), proporcionou maior eficiência à operação, pois a esteira formada pela passagem da lancha, em alta velocidade, ampliou sobremaneira a área e o grau de oxigenação da água (ver foto inferior).
A ação da SPH foi supervisionada pelo Eng. Roberto Laurino Falcão, Diretor de Hidrovias, que esteve a bordo da lancha SPH juntamente com os engenheiros Newton Garcia (DOF) e Hermes Vargas (DEP). Além da SEMA e da SPH, também participaram da operação emegencial os técnicos da Brigada Militar (Patrulha Ambiental) e da FEPAM.
Fonte: DEP/Diretoria de Hidrovias |