16/11/2006 - SPH promove últimas atividades do Projeto Escola em 2006
Nas próximas duas semanas 1,9 mil estudantes terão aulas sobre portos e meio ambiente a bordo do barco-escola Martim Pescador.
Aprender in loco sobre o funcionamento dos portos, os tipos de embarcação, sinalização náutica, fauna, flora e preservação do meio ambiente será atividade de final de ano para estudantes de 36 escolas de porto Alegre e região.
O Projeto Escola da Superintendência de Portos e Hidrovias realiza, de 20 de novembro a 1° de dezembro, as últimas atividades de navegação ecológica em 2006. Serão realizados 38 passeios de barco com palestras sobre atividades hidroportuárias e ambientais para 1,9 mil alunos a partir da 4° série do Ensino Fundamental.
O trajeto contempla toda extensão do cais do porto, passa por cinco ilhas do Delta, e navega pelas águas do lago Guaíba e do rio Jacuí. Durante todo percurso os participantes recebem informações sobre os temas relacionados, com linguagem adequadas à idade de cada turma.
Para as escolas o projeto é gratuito porque tem apoio financeiro da CaixaRS e da Aracruz Celulose.
O Projeto Escola SPH é desenvolvido nos portos fluviais de Pelotas e de Porto Alegre. Em Pelotas as atividades ocorrem na Escuna Vento Negro, embarcação turística de São Lourenço do Sul. O Projeto tem a parceria da ONG Fitur (Sociedade para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Pelotas) e conta com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Foi no porto do sul do Estado que as atividades iniciaram, em 2004, e no final de 2005 o Projeto foi ampliado para o porto da Capital. Desde então foram atendidos 8.035 estudantes de 185 escolas em 497 horas totais de navegação.
O Projeto Escola SPH passou a ser formalmente um programa de educação do Estado por meio do Decreto 44.468/06, assinado pelo governador em 5 de junho de 2006.
|