01/12/2006 - SPH assina contrato para realizar dragagem na Lagoa dos Patos

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) assina nesta segunda-feira, 04, contrato com a empresa Kalifa Navegação e Dragagem para execução do desassoreamento de três canais da Lagoa dos Patos. Serão retirados por meio de dragagem 600 mil metros cúbicos de sedimentos. Para isso, a SPH vai investir R$ 2,980 milhões na rota de navegação mais utilizada do Estado.

Os canais a serem dragados são Coroa do Meio, Setia e Feitoria, todos localizados nos limites dos municípios de Pelotas e Rio Grande. O Canal da Feitoria é considerado um dos mais críticos em relação ao assoreamento, devido sua posição. Segundo o diretor de Hidrovias da SPH Roberto Falcão Laurino, esse canal localiza-se em posição transversal em relação ao sentido das águas da laguna. "Por essa característica, o canal da Feitoria exige dragagem de manutenção anual para garantir o trafego seguro de navios", afirma.

Em 2005, a SPH dragou a Feitoria retirando 600 mil metros cúbicos de sedimentos do canal e agora deve retirar cerca de 200 mil metros cúbicos do mesmo local.

A empresa deve iniciar as obras em até 45 dias após expedição de autorização de serviço. E o prazo de término é de 180 dias. A SPH aguarda a liberação técnica da Fepam para os próximos dias. Também aguarda o licenciamento ambiental para dar início às obras de dragagem dos acessos aos terminais privativos do rio Gravataí. Segundo Laurino, o Gravataí deverá ser dragado com equipamentos próprios da SPH, o que viabiliza a obra financeiramente além de agilizar os tramites burocráticos.

Nos últimos quatro anos, a SPH investiu cerca de R$ 30 milhões em ações para potencializar as atividades hidroportuárias. 


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459468