12/12/2006 - Rio Guaiba: SPH retira mais um obstáculo à navegação

O objetivo da SPH, no setor das hidrovias, é promover a infra-estrutura necessária à navegação, através da dragagem de manutenção e da sinalização dos canais interiores. Os obstáculos à navegação, denominados de "perigos isolados", devem ser sinalizados e, preferencialmente, removidos. No passado recente, a SPH realizou a remoção de dezenas de objetos que colocavam a navegação em perigo. Agora chegou a vez da remoção do casco soçobrado "a coisa", assim denominado pelos comandantes Eduardo Hoffmeister e Danilo Ribeiro, conhecidos navegadores do clube náutico Veleiros do Sul.
Há cerca de um mês, o comandante Eduardo Hoffmeister enviou uma foto da "coisa", um casco soçobrado tipo "pontão flutuante", localizado a noroeste do Canal das Pedras Brancas, conforme pode ser visto na imagem à esquerda. Esse objeto nem sempre podia ser visto pelos navegantes, pois encontrava-se submerso a maior parte do tempo - o que agravava sobremaneira o risco de colisão. Na semana passada, o Diretor de Hidrovias da SPH, Eng. Roberto Falcão Laurino, esteve no local acompanhado pelos engenheiros Newton Garcia e Hermes Vargas, chefes das divisões de Operação e Fiscalização (DOF) e de Estudos e Projetos (DEP), respectivamente. A partir dessa vistoria, a ação inicial programada foi no sentido de sinalizar o perigo isolado, o que foi feito nesta terça-feira, dia 12, durante a manhã. A operação foi coordenada pelo Eng. Newton Garcia que, em função do objeto encontrar-se emerso, decidiu promover a retirada imediata do mesmo, aproveitando a reduzida lâmina d'água do dia - a régua da Harmonia indicava a cota de 0,49 metros, cerca de 0,25 metros acima do nível médio do mar (datum Torres,SGE).
A remoção foi feita pela draga Santo Amaro, com o apoio do rebocador Torres, que executou o reboque da draga até o local da operação. Na foto à direita, aparece o rebocador Torres transportando a draga Santo Amaro e o casco soçobrado "a coisa" de volta ao cais Mauá.
Fonte: DEP/DH/SPH

 
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