03/06/2005 - Inédito: SPH desvenda a Pedra da Piava

Um antigo obstáculo à navegação, que tantas vezes provocou acidentes e danos às embarcações que navegam no Rio Guaiba, foi localizado com precisão submétrica pela equipe da Divisão de Estudos e Projetos.
Esse assunto, pela importância à segurança da navegação, mereceu matéria especial no site "www.popa.com.br", elaborada pelo Danilo Chagas Ribeiro, navegador e membro do Veleiros do Sul, cuja contribuição, com dados e informações relevantes, foi fundamental para o sucesso do trabalho executado pela SPH.
O interesse pela localização e descrição desse "perigo à navegação", com a maior precisão possível, tem sido manifestado por vários navegadores - Paulo Renato Paradeda, por exemplo, que também contribuiu com informações que permitiram reduzir a área de varredura.
A batimetria automatizada da área, revelou a verdadeira extensão da Pedra da Piava (130 m x 25 m), dividindo-se em dois blocos : o principal, a Pedra da Piava, propriamente dita, a sudoeste; e o bloco secundário, a nordeste, a uma distancia de aproximadamente 65 metros. Esse segundo bloco, menor, não poderia ser chamado de "Piavinha" ?
A SPH deverá providenciar na sinalização do local, através de uma bóia de perigo isolado (flamenga).
Abaixo são mostradas duas figuras feitas a partir da batimetria feita pela DEP, com o modelo digital de terreno, e que representam uma verdadeira radiografia da Pedra da Piava e do fundo do rio.
A partir do FTE-Piavas, a pedra principal encontra-se a uma distancia de 278 metros, segundo o rumo de 173 graus e 38 minutos. A distancia dessa pedra até o Sava Clube (piscina) é de 460 metros, em um rumo de 89 graus e 25 minutos (quase través).
As posições das pedras são as que seguem, no datum WGS-84.
Pedra da Piava (principal):
- Latitude: 30° 6,06079' S;
- Longitude: 51° 16,25542' W;
Pedra Piavinha (menor, a montante NE):
- Latitude: 30° 6,02783' S;
- Longitude: 51° 16,24191 W.


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 443328