28/06/2005 - SPH sinaliza Pedras da Piava

A Divisão de Estudos e Projetos, com o apoio operacional do Rebocador Andréa, procedeu à sinalização das Pedras da Piava, recentemente detalhadas através de batimetria automatizada.
Foi utilizada uma bóia cega de perigo isolado, encarnada com listras pretas,tipo cilindrico-bicônica, igual às usadas nos rios Jacui e Taquari, conforme é mostrado nas fotos abaixo.
As pedras formam um bloco de 140 metros de extensão, na direção NNE, sendo que a bóia foi posicionada entre as duas pedras, na posição determinada pelas seguintes coordenadas geográficas: 30º06'02",5200 S/51º16'14",9034 W (datum WGS-84).
Os navegantes deverão observar uma distância mínima de 80 metros, medidos a partir da bóia flamenga que demarca o conjunto de pedras (Piava e Piavinha), observando que a pedra maior está a jusante do sinal de perigo isolado.
O porte da bóia é suficiente para a visualização e compatível com o estoque atual da SPH,além de diferenciar-se dos demais sinais existentes na área (Canal das Pedras Brancas). O material de fundeio é constituído por uma poita de concreto, pesando cerca de 600 kg, e respectiva corrente, do tipo articulada (hastes de aço).


 
Voltar - Notícias
SPH - Hidrovias - Porto de Porto Alegre - Porto de Pelotas          Visitas desde 2005: 459370