Produto: Ureia

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Inalação de poeira causa irritação no trato respiratório superior, causando espirros e tosses; em contato com a pele tem efeito irritante; em contato com os olhos causa vermelhidão e lacrimejamento. Risco de fogo e explosão; queda do produto em corpo hídrico, o tornará impróprio para consumo humano e de animais. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Cloreto de Potássio - KCL(MOP)

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação gastrintestinal, fraqueza, distúrbios circulatórios e desequilíbrio eletrolítico. Pode contaminar cursos de águas tornando-os salinizados. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Sal

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação com queimação e lágrimas; Moderada irritação em áreas com ferimento; Em grande quantidade pode causar irritação do trato respiratório, sérios danos aos rins e ao sistema nervoso central. Contaminação do lençol freático, devido à permanência de grande quantidade de sal exposto à incidência de chuva e absorção da terra da salmoura produzida, até a diluição total. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Superfosfato Simples – SSP

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
A inalação de vapores do Superfosfato Simples pode causar irritações no trato respiratório superior, náuseas e vômitos. Suave irritação dérmica pode ocorrer com exposição direta à solução concentrada. Exposto a altas temperaturas pode liberar gás tóxico; quando descartado em água, acidez reduz o teor mineral, tornando-se tóxico para a vida aquática. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Fosfato Monoamônico – MAP

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
A inalação de vapores de MAP pode causar irritações no trato respiratório superior, náuseas e vômitos. Suave irritação dérmica pode ocorrer com exposição direta à solução concentrada. Pode contaminar cursos de águas tornando-os saturados em nitrogênio e fósforo. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Fosfato Diamônico – DAP

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Pode provocar irritações na pele, olhos e trato respiratório. Pode contaminar cursos de águas tornando-os saturados em nitrogênio e fósforo. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Superfosfato Triplo Granulado – TSP

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritante para olhos, pele e trato respiratório. Quando descartado no solo, o material pode atingir o lençol freático; na água, a acidez pode reduzir imediatamente o teor mineral. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Nitrato de Amônio – NAM

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Leve irritação aos olhos, nariz e garganta. Evitar que o produto derramado atinja redes pluviais, esgotos, arroios, rios, etc., pois pode contaminar cursos de águas, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Sulfato de Amônio Granulado – SAM

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Causa irritação ao trato respiratório, nariz, garganta, pode provocar tosse e espirro; irritação na pelo e nos olhos. Pode contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Sulfato de Potássio – SPO

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
A inalação pode conduzir à irritação das vias respiratórias. O contato dos olhos com o produto pode conduzir à irritação. Irritação da pele, prurido de pele. Irritação gastrintestinal com náusea e vômitos. Pode contaminar cursos de águas. Evitar fontes de calor. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Nitrato Duplo de Sódio e Potássio – SAP

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação das vias respiratórias; pele e membranas mucosas; Irritação grave nos olhos e em grandes quantidades causa gastrointerite violenta. Inflamável e /ou explosivo em contato com materiais combustíveis. Produção de gases na combustão. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Clínquer

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação das vias respiratórias, pele, olhos, queimaduras, problemas gastrointestinais. Em caso de derramamento em meio úmido ocorre aumento do pH da água (mais básico). Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Tinta ou material relacionado com tintas – Carga Geral/Caixaria

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação dos olhos, mucosas, pele e vias respiratórias; podem causar tontura ou sufocação e queimaduras. Tóxico para fauna, flora, água, solo e ar. Inflamável, imiscível em água, alterações do solo quando absorvido, vapores invisíveis. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Óleo Diesel

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Toxidade dérmica e oral; irritação aos olhos e pele. Grandes volumes na água ocasionam a diminuição do nível de oxigênio dissolvido. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.


Produto: Cereais (Soja, trigo...)

Risco Operacional Risco Meio Ambiente Risco Segurança Portuária
Irritação da mucosa e olhos em virtude do pó produzido durante a operação. Contaminação da água causada pelos agrotóxicos presentes nos grãos. Inexiste o risco iminente, observadas as normas constantes do Plano de Segurança do Porto de Porto Alegre e demais normas de segurança do trabalho.



INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISTEMA PORTO SEM PAPEL CONFORME FORMULÁRIO DA SEP – SECRETARIA DE PORTOS – PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


O formulário deverá ser preenchido pelos responsáveis e representantes legais, e deverá ser entregue:



a) No caso de CADASTRAMENTO INICIAL e primeira HABILITAÇÃO, se o Tipo de Acesso escolhido for “CERTIFICADO DIGITAL” e usuário for “Responsável Legal”, na unidade da AUTORIDADE PORTUÁRIA escolhida para retirar a senha. Em ambos os casos, o formulário deve ser entregue juntamente com os seguintes documentos:

- Se o usuário for responsável legal: cópia autenticada de documento de identidade com foto e assinatura e declaração da empresa a qual está vinculado também autenticada;

- Se for representante legal:

  • Despachante aduaneiro - cópia autenticada de documento de identidade com foto e assinatura, do Registro de Despachante Aduaneiro e declaração da empresa a qual está vinculado também autenticada;
  • Demais representantes legais - cópia autenticada de documento de identidade com foto e assinatura, do PIS-PASEP e declaração da empresa a qual está vinculado também autenticada.

b) Nos casos de habilitações subsequentes, em qualquer unidade da AUTORIDADE PORTUÁRIA que possua projeção, acompanhado das cópias de documentos supracitadas;

c) Nos casos de DESABILITAÇÃO, INATIVAÇÃO, ALTERAÇÃO e EXCLUSÃO FÍSICA, em qualquer unidade da AUTORIDADE PORTUÁRIA, entregar o formulário preenchido juntamente com os seguintes documentos:

  • Por correspondência: acompanhado de cópia autenticada de documento de identidade com foto e assinatura e declaração da empresa a qual está vinculado também autenticada;
  • Pessoalmente: fica dispensada a cópia autenticada anteriormente referida, bastando a apresentação do documento de identidade com foto e assinatura;

d) Nos casos de TROCA DE SENHA, REATIVAÇÃO e DESBLOQUEIO, em qualquer unidade da AUTORIDADE PORTUÁRIA, devendo apresentar, para recebimento da nova senha, um documento de identidade com foto e assinatura.

Unidades da Autoridade Portuária para Cadastramento/Habilitação no Sistema Porto Sem Papel:

- Armazém D4 – Porto de Porto Alegre, com os servidores Fernando ou Celso;

Superintendência de Portos e Hidrovias Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico Porto Alegre - RS - CEP 90010-110 Fone: 51 32889200 / 51 32889209 - Fax: 51 32889220
Desenvolvido por Fernando Abbott - Setor de Informática SPH