Home > Notícias
Sinalização das hidrovias gaúchas será de qualidade e padrão internacionais
03/04/2014 11:54:47

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) fará a troca de todas as lanternas de sinalização náutica nos 310 quilômetros de hidrovias entre Porto Alegre e Rio Grande. A Autarquia já adquiriu 33 sinalizadores, e nos próximos dias receberá mais 99 unidades. Com isso, todos os pontos náuticos luminosos receberão novos equipamentos. A SPH planeja fazer todas as trocas no ano de 2014.

Em 2013, um recurso jurídico trancou a licitação para a compra dos materiais, resultando no atraso da aquisição e consequentemente na manutenção dos sinalizadores. Agora, a SPH adquiriu um dos melhores produtos oferecidos no mundo e de acordo com o todas as normas internacionais de navegação. As lanternas atuais estão no final de suas validades.

O superintendente da SPH, Arlindo Bonete, revelou que a Divisão de Operações já está trabalhando na adaptação dos novos sinalizadores junto às boias. “Só precisamos adaptar o novo encaixe da lanterna à bóia, o que nossa equipe de manutenção sabe fazer com maestria, em breve teremos eficiência total nas nossas sinalizações, visto que elas estarão na Hidrovia do Mercosul”, destacou Bonete.

Sobre as lanternas

 Os equipamentos foram produzidos pela empresa norte americana Carmanah, e são indicadas pela Associação Internacional de Sinalização Marítima. As lanternas da série 850 - são compactas, recarregáveis, possuem lâmpadas de Led com lampejo programável e funcionam a base de energia solar. Sua luminosidade alcança até sete milhas náuticas (aproximadamente 13 quilômetros) e atende ao projeto em vigor e aprovado junto à Marinha do Brasil. Sua estrutura permite fácil manutenção e reparos, prolongando seu tempo útil, além do prazo garantido pelo fornecedor.

 



SUPERINTENDENCIA DE PORTOS E HIDROVIAS

Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico
Porto Alegre - RS - CEP 90010-110
Fone: 51 3288 9200 / 3288 9208 - Fax 51 3288 9220
Melhor visualizado em versões: Mozilla Firefox 23+
Google Chrome 28+
Internet Explorer 9+